O poder da Vitamina D

Estudos mostram que a Vitamina D é muito eficaz contra a Influenza (gripe). De facto se o sistema imunitário estiver a funcionar corretamente, a probabilidade de contrair uma constipação ou gripe são muito poucas. A Vitamina D é um importante fator no sistema imunitário, mas também um agente antimicrobiano por si só, que produz uma quantidade enorme de peptídeos antimicrobianos que destroem bactérias, vírus e fungos. Ter os níveis de vitamina D otimizados no nosso corpo é um uma excelente medida.
Qual é a melhor maneira de otimiza-los?
A exposição solar é a melhor forma de otimizar os níveis de vitamina D. O corpo tem um mecanismo interno que ajuda a prevenir os efeitos nefastos, daí que apanhar sol 15 a 30 minutos por dia é suficiente e seguro. A Vitamina D vindasol do Sol atua como uma pro-hormona, convertendo-se rapidamente na pele para D3. Por outro lado, quando a pele está exposta ao sol, produz outras substâncias muito importantes para a função cerebral e cardiovascular. Por fim não podemos esquecer os efeitos indiscutíveis no sistema imunitário de uma alimentação natural e de 6 a 8 horas de sono.
Se quer evitar a gripe o que precisa de fazer é manter um sistema imunitário robusto e a funcionar bem. Isso vai-se construindo ao longo do tempo, mas acredito que otimizar os níveis de vitamina D é uma estratégia muito eficaz, seguida de uma alimentação natural e descanso.

Aldina Costa

Esta entrada foi publicada em Bem-Estar com as tags , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *