Desintoxicar o organismo depois das Festas

Feliz Ano Novo. Espero que este período festivo tenha sido agradável e que seja o início de um excelente ano. Talvez estejamos bastante entusiasmados com o Novo Ano mas também com algum sentimento de culpa por causas dos excessos.

Eis algumas sugestões para uma desintoxicação depois das festas.
1) Esfoliar. Esfoliar o corpo e escovar a pele, a seco com uma escova apropriada, é uma excelente técnica que ajuda a aumentar a circulação e a melhorar a aparência da pele baça. Estas duas técnicas dão um excelente estímulo se por acaso tiver negligenciado o seu corpo e face nos últimos tempos. Investir numa escova adequada e escovar o corpo, a seco, todos os dias, de baixo para cima em direcção ao coração, é óptimo. Quanto à face comece com um exfoliante leve e faça 2 vezes por semana, depois, uma vez por semana é suficiente, pois não deve abusar na pele delicada da face.
2) Limpeza. Muitos de nós consumimos mais comida calórica e álcool que o normal durante este período de festas e agora é tempo de limpar o corpo da toxicidade adicional. Um bom começo é iniciar o dia com um copo de água morna pré-fervida com sumo de meio limão adicionado. É um desintoxicante fantástico e o corpo agradece. Evitar o álcool completamente neste período também é preferível, assim como a cafeína. Se não consegue deixar o café, talvez, uma chávena de chá verde (também é estimulante e possui antioxidantes) pode ser uma alternativa. Não vá para além de 2 chávenas. Se tem que adoçar o chá, opte por um colher muito pequena de mel. Será escusado dizer que o fumar deve ser evitado.
3) Dieta. Faça uma pausa na comida pesada, rica em calorias e em produtos processados incluindo o pão e as massas de trigo.

Também minimize os lacticínios, mas um iogurte natural com probiótico ou um ovo cozido é aceitável. Batidos e sopa feita em casa são muito boas se pretende aliviar o seu corpo. Seria ideal se conseguir ficar um dia ou dois só com frutas e alguns vegetais. Se esta solução é muito ambiciosa substitua o pequeno-almoço por um batido (sem frutas muito doces) e o jantar por uma sopa de vegetais ou frango com algum arroz e vegetais.
4) Técnicas de relaxamento e alguma aromaterapia. Óleo de limão, de toranja ou de patchouli no banho são excelentes desintoxicantes. Adicione 6 a 8 gotas na água ou 2-4 num óleo de massagem. É essencial que teste os óleos antes  para evitar algum tipo de sensibilidades.


5) Exercício. É muito valioso adicionar exercício a sua rotina mas não tem que ser um exercício muito exigente nesta fase. Aliás, ioga, é uma opção fantástica para o corpo e mente – 10 m de manhã e 10 minutos à noite – ajudarão a a ficar focado, relaxado e a saber controlar melhor os desejos

Aldina Costa

Life and Wellness Coach

Esta entrada foi publicada em Coaching. ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *